domingo, 20 de junho de 2010

museu da presidência da república

Inaugurado no dia 5 de Outubro de 2004 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, hoje resolvi colocar aqui esta reportagem que então saiu na revista "Pública". Já que o fim-de-semana foi passado em volta de Saramago (e a minha irmã não se importou, sei-o e sinto-o, porque neste momento devem estar os dois a recordar o seu encontro em Paris, conforme já dei notícia neste blog, e estão a falar da vida e da literatura), resolvi, para terminar o dia, colocar, dizia, este texto sobre a inauguração de um novo museu, este dedicado aos presidentes da república, lá estando, conforme não poderia deixar de ser, Bernardino Machado. Faz parte dos álbuns das notícias e das reportagens que a minha irmã ao longo da vida foi recolhendo.













domingo, 6 de junho de 2010

monte athos

Dos recortes de imprensa (que a minha irmã tinha na temática dos "Lugares"), seleccionei hoje o mais do que famoso Monte Athos, que sempre povoou no meu imaginário, pela sua famosa biblioteca dedicada à Filosofia, assim como igualmente pelo facto de Nikos Kazantzakis ter lá escrito o seu romance "A Última Tentação de Cristo". Um dia quando puder irei a este lugar mágico, como gostava de ir à Floresta Negra de Heidegger, ou à Baviera de Wagner...

















marrocos

Em 1986, a Cândida andou por Marrocos, principalmente por Mknés e Marraquexe. Fica aqui um pocuo do seu registo fotográfico, uma perspectiva marroquina.



























leituras pedagógicas

Um dos livros de leitura obrigatória, e um pedagogo apreciado, mas também criticado, pela minha irmã. Um pedagogo presente na sua biblioteca.




a festa do futebol

Convite enviado à minha mana da Galeria Alvarez (Porto, Av. da Boavista) - de arte contemporânea - para a inauguração da exposição de pintura Nazaré Álvares "Last and Found", a qual se realizou entre 23 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 2004.